sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Tio Patinhas afinal é português

Paulo Querido utiliza umas quantas keywords pornográficas¹ no título do seu post para chamar a atenção² para um assunto sério que nos toca a todos. Os Lucros dos Bancos.


Os quatro maiores bancos privados a operar em Portugal lucraram cerca de 6,3 milhões de euros por dia, ou seja, 263,6 mil euros por hora, nos primeiros seis meses do ano, um ganho de 19% face ao período homólogo (no Jornal de Notícias, Bancos lucram 6,3 milhões por dia).

Porra! Mais de 50 mil contos por hora de lucro! Os gajos ganham mais numa hora do que o que eu paguei pela minha casa! Correcção do que estarei a pagar nos próximos 97 anos pela minha casa.

Citando novamente o blogue dos marretas: "temos salários do terceiro-mundo e bancos com taxas europeias" e com lucros galácticos! Existem certamente muitos Tios Patinhas em Portugal.

Como é possível que o estado tenha défice com lucros destes nos bancos? Porquê pagam os bancos tão pouco? Porquê é que ao cidadão comum é pedido tanto esforço, sempre com taxas e mais taxas e aos bancos tão pouco.

Ele há coisas que me aborrecem!


¹ Tapem os olhos às crianças quando lerem o título do post.
² Temos de admitir que o Google às vezes gosta de ser enganado, enganando consequentemente os utilizadores.

2 comentários:

Anónimo disse...

A questão é agora é:
Pode-se fazer alguma coisa em relação a isso?

Eu diria que a mais difícil é transferir todo o nosso guito para o banco mais cocó e mais pobrezinho que encontrarmos (grão de areia, claro), e convencermos mais gente a fazer o mesmo...

Outra, mais fácil, é fazer as malas e comprar um bilhete de avião só de ida para qq lado. Afinal a Europa é mesmo aí ao lado. ;)

Arcebispo de Cantuaria disse...

Há dias também me dei ao trabalho de perder tempo a opinar sobre o Cartel Bancário:

"A impunidade com que os Bancos ROUBAM os portugueses deixa-me entre o perplexo e revoltado.
Em Agosto subiram as taxas de juro do crédito à habitação, porque o fazem mesmo que o Banco Central Europeu se reúna para decidir não alterar a taxa de juro ou, como tentam fazer querer, por antecipação a uma "anunciada" subida que ocorrerá em Outubro.
O problema é que não só esta atitude já deveria ser ilegal, porque denota um claro cartelismo, como, o pior, se em Outubro a taxa de juro do Banco Central Europeu de facto subir, os Bancos voltarão a subi-las, o que faz com que, repetidamente, por cada subida de 0,25% acabemos por sofrer uma subida de 0,50%.
Talvez que acabar com as barracas em Portugal não tenha sido boa ideia. Ainda vão fazer muita falta."

http://o-pino.blogspot.com/2007/08/opinio-32.html