quinta-feira, 2 de agosto de 2007

OOXML da Microsoft aprovado como standard em Portugal

Nota Prévia:
Antes de mais tenho de admitir que não sou o fã n.º 1 da Microsoft e que nem conheço a fundo o processo ou o formato que eles querem (e conseguiram) aprovar. Os ecos que me chegaram do processo vieram da blogosfera (aqui ou aqui, por exemplo) e não através de noticias da comunicação social (que se preferiu ausentar deste tópico para falar do fecho do BTuga).

Resumo:
  • O formato ODF é aprovado como ISO 26 300 (Formato aberto de Documento para aplicações de Produtividade [Office])
  • Posteriormente a Microsoft cria um formato [semi]-aberto chamado Open XML e deseja a sua aprovação como ISO (ou seja standard internacional).
    • "Em Portugal o processo de normalização do Open XML ou OOXML, designação do formato proposto pela Microsoft, está a ser apreciado por uma comissão técnica criada pelo Instituto de Informática em quem o ISQ - Instituto Português de Qualidade delega competências no que se refere às normas para as Tecnologias da Informação" in Tek

No processo de votação do OOXML (da Microsoft) como standard pelo comissão técnica algumas coisas deixaram-me com a pulga atrás da orelha, uma delas é o facto do presidente da comissão técnica ser da Microsoft. Marco Santos, também da Microsoft Portugal, afirma
acerca do presidente da comissão que: "O facto de ele ser da Microsoft não tem qualquer importância para este caso". Claro que não, afinal ele só proibiu a entrada a outras empresas adversárias (IBM, SUN, etc.) na sala da votação por "falta de cadeiras".
O meu nariz diz-me que ficou no ar o cheiro a cambalacho ... cheira a mais alguém?


Não sei se o Open XML (Microsoft) é melhor ou pior que o ODF (OpenSource) e se faz sentido existirem dois formatos standardizados para a mesma coisa (pessoalmente acho que não). O que realmente eu gostava que acontecesse era quando enviasse um ficheiro de texto formatado (.doc ou .odt ou .qqcoisa) ele abrisse sem qualquer problema ou alteração na formatação no programa utilizado pela Maria ou pelo Manel (independente do Sistema Operativo ou da aplicação). Todos os que já trocaram ficheiros entre versões diferentes do MS Office (2003, XP, 2007, etc) ou entre o OpenOffice e o MS Office sabem como do outro lado vai sair tudo desformatado! Como utilizador final digo: Entendam-se!
Naturalmente se a Microsoft dominar 95% do mercado, não fará grande sentido (financeiro), para eles, entenderem-se com os outros players e darem liberdade aos seus clientes de escolherem (e comprarem) produtos dos outros, né?

Pronto já fiz o meu primeiro post geek anti-Microsoft :) e é grande!

2 comentários:

Unknown disse...

Mais uma daquela estorias que trás agua no bico. O formato ODF ja tinha sido criado mas esta empresa fez o favor de criar o seu proprio standart (porque terá sido?).

A estratégia que como não podia deixar de ser é muito engenhosa, passa então por criar o seu formato, o que lhe vai permite manter o controlo. Diz quem sabe que quando alguém tentar implementar uma solução Open XML com base nos standards deste vai encontrar muitas dificuldade e provavelmente nunca vai conseguir na sua totalidade.
Dentro desta estratégia está também o acordo com empresas de Linux (Novel, etc), para que mais tarde se possa também afirmar a interoperabilidade com outras plataformas da sua solução e uma carrada de ISO e mais que tais.

Pessoas como estas que referes nem precisavam ser empregados da m$, para eles esta é mais uma das boas acções da grande companhia. E deve ser moralmente apoiada.(Ninguem é obrigado a acreditar em teorias).

Para mim tudo isto não passa de uma grande estratégia para manter o monopólio offi$e.

Pode-se dizer que de Open so tem mesmo o nome.

Isto a curto prazo, a longo prazo vamos voltar a encontrar os mesmos problemas que existe hoje com formatos antigos do offi$e, mas nessa altura termos empresas e pessoas a trabalhar gratuitamente para atingir a total interoperabilidade de antigas versões, enquanto o "monopólio" lança novas versões... Claro não?

Galv_BL disse...

Mais informações aqui

A União Europeia "pediu à Microsoft para publicar e providenciar um acesso não discriminatório a futuras versões das especificações dos seus documentos Office e para pensar na submissão dessas especificações a um corpo internacional de normalização à sua escolha."

"Na sequência desta “recomendação” a Microsoft optou não por abrir o formato do Office 2003 (vulgo doc, xls e ppt), mas por criar um novo formato, o dito OOXML. E embora criando algum tipo de interoperabilidade com os formatos antigos, não chegou ao ponto de sequer criar um mapeamento entre eles, fazendo com que na prática os formatos antigos continume fechados, e a Microsoft seja a única empresa no mundo que consiga implementar completamente a candidata a norma DIS29500."

#fim de citações
Ou seja a Microsoft quer continuar a manter o seu domínio sobre os nossos documentos!