quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Ouvir m4a no Exaile

Este post é uma Nota Mental.

Em Linux uso como player e gestor de música o Exaile. É um programa similar ao Amarok, sem todos as suas features (e ainda bem digo eu) e feito em GTK (Gnome) e Python.

Estranhamente não conseguia ouvir uns m4a ripados por um amigo da maçã ;-) procurei e encontrei a solução:
sudo aptitude install gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
Encontrei a solução no Bugtracker do Exaile.

4 comentários:

Unknown disse...

Pois esse é um dos poucos problemas que o debian e todos as distribuições baseadas nele têm, julgo que a solução seria tornar todos esses pacotes dependências directas que seriamautomaticamente instalados. Talvez seja melhor deixar assim e se precisar-mos então instalamos.

Já em Gentoo temos a vida um pouco facilitada. Existe uma funcionalidade que nos permite ter controlo sobre todas essas dependências (USE flags).
Por exemplo quando instalo o Amarok tenho:

emerge -vp amarok

These are the packages that would be merged, in order:

Calculating dependencies... done!
[ebuild R ] media-sound/amarok-1.4.8 USE="ipod kde mtp musicbrainz opengl python -amazon -arts -daap -debug -ifp -mp4 -mysql -njb -postgres (-real) -visualization -xinerama" LINGUAS="pt -af ..." 12,402 kB

Este não é um muito bom exemplo porque é muito extenso. Mas todos aqueles parametros que estão depois de USE=" podem ser a qualquer altura alterados, e no caso de activarmos uma nova "USEflag" então ele (o "emerge"),vai buscar as dependencias necessárias.

Nos Debians eles estão todos activos por defeito mas as dependencias podem não estar instaladas para uma determinada funcionalidade, como no teu caso.

Quanto as distribuições baseadas em RPM não sei julgo que estas agora assemelham-se muito aos DEB's. Deixei de usar no século passado quando existia um fenomeno referido de "dependency hell". Tinhas de saber exactamente quais as dependências de um pacote. Isso sim era o inferno... Por este motivo ainda vemos algums administradores mais velhos a instalarem uma determinada distribuição só porque esta instala um pacote especifico logo de inicio.

Rufino Cosme disse...

Sinceramente, continuo a preferir o amarok, embora não me consiga habituar ao ambiente KDE, uso muitas aplicações deste ambiente.

Recomendo:

Musica - Amarok
Torrents - qBittorrent (tem sistema de pesquisa incorporado)
P2P Gnutella - Frostwire, GTK-Gnutella
P2P eMule - aMule
MSN - Pidgin
Imagem Vectorial - Inkscape
Edição de Imagem e fotografia - GIMP
Browser de Internet - Iceweasel
Video - Kaffeine

Estes são na minha opinião os melhor softwares de cada género, chego mesmo a preferir a maioria deles a muitas aplicações do windows.

Galv_BL disse...

@Albatroz: Repara que não é uma dependência directa, o Exaile tocava mp3 e oggs. Mas não tocava m4a, até aqui tudo normal, poderia ser um plug-in em falta. O que era estranho para mim é que ele tentava tocar o m4a e ficava "engasgado" para sempre!!

Não sei exactamente se o problema era do frontend (Exaile) ou do backend (GStreamer). Creio que um deles assumiu algo que não devia. Podia ser o backend a "dizer" q sabia tocar e não sabia, ou podia ser o frontend a assumir que o backend sabia tocar e afinal não.

Mas haver um pacote "gstreamer0.10-plugins-bad" e outro "gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse" se calhar tb não ajuda ;-)


@Rufino:Não consigo usar o KDE, é uma daquelas coisas inexplicáveis, mas não gosto do ambiente em si, embora as aplicações sejam mt interessantes, como por exemplo o K3B.

@ambos:
Tenho um post em preparação onde irei falar mais sobre Linux :-)

Unknown disse...

Só queria deixa aqui mais uma dica.

apt-cache rdepend --> mostra as dependencias reversas. Testa e ve se ele te mostra os pacotes que tinhas em falta.

O software para utilizar um determinado plugin teve de ser compilado com suporte para ele, digo eu :-)

Nao querendo começar uma guerra pois cada um tem a total liberdade de escolher o que quer usar e isso é o mais interesante em linux. Quanto a mim nunca entendi o objectivo de ter no desktop mais de uma barra, de não ter a total liberdade para alterar o desktop ou a falta de teclas de atalho para tudo. Uma da coisas que faço questão de remover das janelas são os menus (File,Edit,etc.) em kde basta fazer "CTRL + M"...
É verdade que quando se instala o kde ele vem por defeito muito feiozinho.