quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Ainda há promessas eleitorais?

José Socrates quebrou mais uma promessa eleitoral e não haverá referendo ao Tratado de Lisboa. Sócrates defende-se dizendo que prometeu referendar a Constituição Europeia e o que foi aprovado foi o Tratado Europeu. Totalmente diferente diz ele, mudam as virgulas, digo eu.
Creio que ele se está a tentar agarrar a uma technicality, mas para mim conta como mais uma promessa eleitoral não cumprida, a minha dúvida neste momento é, se ainda falta quebrar alguma promessa eleitoral a Sócrates ou se já foram todas ao ar.

Esta é uma promessa menor, mas eu preferia que o referendo acontecesse, seria a maneira de os cidadãos europeus discutirem o Tratado, assim continuamos quase todos (eu inclusive) na ignorância sobre o mesmo. Mudou algo mais que o título e as virgulas?? Não sei ...

Havendo tratado, haveria muito ruído sobre assuntos marginais, sobre as más politicas do governo, alguns certamente pediriam cartões-amarelos para governo, muitos referendariam o governo e não o Tratado em si ... e naturalmente os governantes europeus acordaram entre si que não haveria referendos, de forma a tentar evitar os chumbos que ocorreram com a Constituição.

Resumindo a minha posição, preferia que houvesse referendo, não havendo ... carry on.

Sem comentários: