quarta-feira, 14 de março de 2007

O Teu Tubo

À uns tempos a Google comprou o YouTube por 17 camiões atulhados de notas. Na altura não percebi bem porquê, achei (e ainda acho, mas menos) que o YouTube seria um site temporariamente na moda. Posteriormente vi uma entrevista onde os responsáveis da Google diziam que tinha comprado o YouTube porque podiam e porque os accionistas ficam felizes com este tipo de compras.

Ontem li que Viacom (detentora da cadeia MTV) vai processar o YouTube (e o Google) em um bilião de dolares (isso em camiões dá quanto?), isto tudo devido à presença de mais de 100 000 videos no YouTube com direitos de autor (pertencentes à Viacom).

Na minha opinão o YouTube está vazio de conteúdo (legal). Se retirarmos de lá tudo o que foi gravado da TV (ou de outro sitio) sem autorização de quem criou os conteúdos ficamos com meia-dúzia (e não será muito mais) de vídeos. O que não fará o YouTube receber milhões de visitas diárias, e o Google receber milhões em anúncios AdWords.

O futuro dirá quantos camiões de notas vão ser trocados entre o Google/YouTube e as inúmeras empresas que os colocaram (e colocam) em tribunal e as razões são inúmeras.
Violação de direitos de autor (Viacom e outros casos anteiores); violação de privacidade (caso Daniela Cicarelli); Ofensas a organização/religião/país/etc. (o caso mais recente foi o governo Turco).

Sem comentários: