quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Eu te Destako

Não sei conhecem o Destakes, é um agregador de feeds rss de noticias nacionais, mesmo para sites que não têm (tinham) feeds rss ;). Já o uso há algum tempo (1 ou 2 anos), mas ainda não lhe tinha prestado a devida vénia.

(estou a baixar-me, a fazer a vénia, já tá!)

O autor tem um blog bastante interessante, que eu já leio à algum tempo, está aí nas "Ligações II"¹

Agora, o que meu surpreendeu foi, que lhe pedi para fazer uma alteração no Destakes, que ele poderia simplesmente ignorar, mas que realizou em 5 minutos. É isto que eu chamo eficiência, especialmente num serviço gratuito! Acho que os bons projectos devem ser louvados!

Bem haja Karlus! :)

¹-"ramblings about life and tech"

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Ai que dói!

Isto de um gajo tropeçar sozinho a subir as escadas e torcer o pé todo é um bocado parvo na'é? E doloroso também!

A parte positiva é que com esta lesão consigo saber as mudanças do tempo. Por exemplo, sei que o tempo amanhã vai mudar, vão estar 27 graus de temperatura máxima e ventos moderados variáveis vindos do corredor norte-sul e com uma ondulação média de 1,5m na costa ocidental.
Já me ofereci para ir trabalhar para o Instituto de Meteorologia e tudo ...

Já agora ninguém tem uma máquina de Raio-X portátil pois não?

(Mas que grande estúpidez!)

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Achei Interessante

Fotos fantásticas:
* da China [ver+]

* de Tempestades [ver+]
* Fotografia Falada [ver+]

Trocadilhos do Arcebispo [ver+]
* "A Rebelião é a religião dos rebeles?"
* "O fado preferido dos homossexuais é o Fado da Mariquinhas?"
* "Hit de Verão da Mónica Sintra : Afinal Havia Ostras"

uma Balla para o Fim da Luta

Já ando com este som nos headphones à algum tempo e não sabendo bem porquê gosto bastante.
Armando Teixeira (não o Petit do Benfica) é um artista multifacetado tendo sido membro dos Da Weasel e da Bizarra Locomotiva. Nos projectos a solo (normalmente bem acompanhado) destacam-se Bullet (Hip-Hop Instrumental?? que raio é isso?? - Não sei mas o som é estranhamente intrigante) e Balla.

Este é o single do último álbum, que já saiu em 2006, ainda assim tenho de dizer que gosto deste crooner lusitano.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Um momento Único

Descobri no blog "Do Portugal Profundo" (o tal que lançou a polémica sobre a licenciatura de J. Sócrates) uma capa do jornal da Universidade Independente (UnI), o "ÚnIco":Gosto da ideia transmitida:
"Compra um curso como quem compra um bilhete para a bola!"


Este post teve o patrocínio da Farinha Amparo e a frase de hoje para os "Cursos Pedidos" é: "Porque fazer 12 cadeiras a sério no ISEL quando podes fazer 5 a brincar na Universidade Independente"

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Nada é constante excepto a mudança

"Nothing endures but change."
--Heraclitus (535-475 AC)

"Change alone is eternal, perpetual, immortal."
-- Arthur Schopenhauer (1788-1860)

"Be the change that you want to see in the world."
--Mahatma Gandhi (1869-1948)

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Achei Interessante

(Conteúdos Multimédia)

  • Porquê o projecto SETI não encontra vida extraterrestre
    • Vídeo humorístico :) (em inglês) [ver+]
  • Discurso de Steve Jobs (Apple) na graduação de alunos de Standford (2005)
    • Steve Jobs fala da sua experiência de vida, muito interessante (em inglês) [ver+]
      • Transcrição do vídeo (em inglês) [ver+]
  • Laboratolarilolela (Nuno Markl)
    • Adriano Tavares - Canto por ti emigrante [ouvir+]
    • Isidro Batista - A história do mudo [ouvir+]
  • Portugalex (uma espécie de Contra-Informação da Antena1)

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Achei Interessante

  • Como sobreviver à queda de um avião?
  • Cuidado que está quente!
    • Copos mudam de cor consoante a temperatura do conteúdo. [ver+]
  • Um ano por 20 segundos
    • 20 segundos gravados no telemóvel dão 1 ano de prisão [ver+]
  • Peixeirada
    • Trocadilhos por "Arcebispo de Cantuária" [ver+]
  • Luís Filipe Menezes
    • O que é verdade hoje é mentira amanhã [ver+]

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Tio Patinhas afinal é português

Paulo Querido utiliza umas quantas keywords pornográficas¹ no título do seu post para chamar a atenção² para um assunto sério que nos toca a todos. Os Lucros dos Bancos.


Os quatro maiores bancos privados a operar em Portugal lucraram cerca de 6,3 milhões de euros por dia, ou seja, 263,6 mil euros por hora, nos primeiros seis meses do ano, um ganho de 19% face ao período homólogo (no Jornal de Notícias, Bancos lucram 6,3 milhões por dia).

Porra! Mais de 50 mil contos por hora de lucro! Os gajos ganham mais numa hora do que o que eu paguei pela minha casa! Correcção do que estarei a pagar nos próximos 97 anos pela minha casa.

Citando novamente o blogue dos marretas: "temos salários do terceiro-mundo e bancos com taxas europeias" e com lucros galácticos! Existem certamente muitos Tios Patinhas em Portugal.

Como é possível que o estado tenha défice com lucros destes nos bancos? Porquê pagam os bancos tão pouco? Porquê é que ao cidadão comum é pedido tanto esforço, sempre com taxas e mais taxas e aos bancos tão pouco.

Ele há coisas que me aborrecem!


¹ Tapem os olhos às crianças quando lerem o título do post.
² Temos de admitir que o Google às vezes gosta de ser enganado, enganando consequentemente os utilizadores.

Fotos e Vídeos da Carla Matadinho

Já reparei¹ que vêm cá parar ao estaminé cada vez mais gente à procura da Carla Matadinho. Ela não mora cá! Mas se quiserem encontrar fotos ou vídeos dela posso dar-vos uma ajuda, afinal não quero ninguém triste.

Vídeos e mais Vídeos da Carla Matadinho, embora creia que nenhum é pornô. E já agora algumas Fotos da Carla Matadinho, nas quais ela deverá andar semi-nua. Bem procuradinho pode ser que encontrem fotos da festa privada dela com o namorado que se tornou pública e invadiu os e-mails à uns anos. Graças a um PC avariado, a Carla Matadinho ficou intimamente conhecida de todos. E para finalizar o site oficial.
Prontos satisfaçam lá a vossa curiosidade ;-) e depois podem dar um olhinho ao meu estaminé.


Já agora a Ana Malhoa é mais abaixo.

¹Tenho estatísticas e tudo!

Actualização: Na cama com a Carla Matadinho.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Falta de Sorte

Citando o blogue dos marretas:
"Em 2006, cerca de 300 mil portugueses (sobre)viviam com apenas 385 euros por mês. Em Portugal, o salário médio é de cerca de 650 euros. E no entanto, os bancos portugueses cobram despesas de manutenção em contas com saldos inferiores a 2500 euros. É a nossa proverbial falta de sorte: podíamos ter salários de nível europeu e bancos do terceiro-mundo, mas temos salários do terceiro-mundo e bancos com taxas europeias."


OOXML da Microsoft aprovado como standard em Portugal

Nota Prévia:
Antes de mais tenho de admitir que não sou o fã n.º 1 da Microsoft e que nem conheço a fundo o processo ou o formato que eles querem (e conseguiram) aprovar. Os ecos que me chegaram do processo vieram da blogosfera (aqui ou aqui, por exemplo) e não através de noticias da comunicação social (que se preferiu ausentar deste tópico para falar do fecho do BTuga).

Resumo:
  • O formato ODF é aprovado como ISO 26 300 (Formato aberto de Documento para aplicações de Produtividade [Office])
  • Posteriormente a Microsoft cria um formato [semi]-aberto chamado Open XML e deseja a sua aprovação como ISO (ou seja standard internacional).
    • "Em Portugal o processo de normalização do Open XML ou OOXML, designação do formato proposto pela Microsoft, está a ser apreciado por uma comissão técnica criada pelo Instituto de Informática em quem o ISQ - Instituto Português de Qualidade delega competências no que se refere às normas para as Tecnologias da Informação" in Tek

No processo de votação do OOXML (da Microsoft) como standard pelo comissão técnica algumas coisas deixaram-me com a pulga atrás da orelha, uma delas é o facto do presidente da comissão técnica ser da Microsoft. Marco Santos, também da Microsoft Portugal, afirma
acerca do presidente da comissão que: "O facto de ele ser da Microsoft não tem qualquer importância para este caso". Claro que não, afinal ele só proibiu a entrada a outras empresas adversárias (IBM, SUN, etc.) na sala da votação por "falta de cadeiras".
O meu nariz diz-me que ficou no ar o cheiro a cambalacho ... cheira a mais alguém?


Não sei se o Open XML (Microsoft) é melhor ou pior que o ODF (OpenSource) e se faz sentido existirem dois formatos standardizados para a mesma coisa (pessoalmente acho que não). O que realmente eu gostava que acontecesse era quando enviasse um ficheiro de texto formatado (.doc ou .odt ou .qqcoisa) ele abrisse sem qualquer problema ou alteração na formatação no programa utilizado pela Maria ou pelo Manel (independente do Sistema Operativo ou da aplicação). Todos os que já trocaram ficheiros entre versões diferentes do MS Office (2003, XP, 2007, etc) ou entre o OpenOffice e o MS Office sabem como do outro lado vai sair tudo desformatado! Como utilizador final digo: Entendam-se!
Naturalmente se a Microsoft dominar 95% do mercado, não fará grande sentido (financeiro), para eles, entenderem-se com os outros players e darem liberdade aos seus clientes de escolherem (e comprarem) produtos dos outros, né?

Pronto já fiz o meu primeiro post geek anti-Microsoft :) e é grande!

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Achei Interessante

  • Como os cartões de crédito/débito são clonados [ver+]
  • Microsoft tenta aprovação da norma do Office2007 à socapa [ver+]
  • Transferência da Águia do Benfica para o Arsenal [ver+]